Como está o panorama do mercado de seguros no Brasil?
A pandemia da COVID-19 foi responsável por impactar diversos setores no Brasil e em todo mundo e o setor de seguros no Brasil também sofreu mudanças.
Crescimento, mudança no perfil de consumo e transformação digital são algumas das novas tendências do mercado de seguros.
Quer entender melhor essa transformação? Continue acompanhando o post abaixo e confira!
Como a pandemia influenciou no mercado de seguros?
Embora a pandemia da COVID-19 tenha impactado diversos mercados de forma negativa, com o setor de seguros foi diferente: ele fechou o ano de 2020 com alta.
Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o setor de seguros teve um crescimento de 14% em 2021. Os dados ainda revelaram que a modalidade que mais cresceu foi a de seguro de vidas, com 17% de alta.
4 tendências sobre o mercado de seguros no Brasil
Como vimos, a pandemia foi responsável por muitas mudanças no mercado de seguros no Brasil. A seguir, veremos as principais tendências que é possível encontrar no mercado atual. Confira!
Crescimento
A pandemia evidenciou a importância de se preparar bem para todo tipo de situação, então, aumentou a busca pelos seguros como uma forma de proteger mais o patrimônio e a qualidade de vida.
Além disso, com o aumento das informações e facilidade de acesso por causa da internet, a tendência é um crescimento ainda maior nos próximos anos.
Digitalização
A transformação digital é uma das principais tendências do mercado atual em todos os setores. Para você ter uma noção, a digitalização de empresas e consumidores avançou o equivalente ao esperado para os próximos 5 anos em 8 semanas segundo uma pesquisa da McKinsey & Company.
Atualmente, os usuários desejam receber retornos das seguradoras on-line para conseguir mais agilidade, então,
as plataformas especializadas em seguros são importantes para fornecer um serviço mais rápido e mais seguro.
Por isso, as empresas precisam utilizar os recursos tecnológicos a fim de atender a nova demanda do mercado,
possibilitando o atendimento dos clientes com mais rapidez e assertividade, além de melhorar o próprio processo interno.
Mudança no perfil dos consumidores
Como vimos, o que causou o aumento da busca por seguros foi que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e também a preocupação com a própria saúde, de familiares e amigos.
Ou seja, houve uma mudança no perfil dos consumidores e eles buscam o seguro como uma alternativa de segurança em um cenário de muitas incertezas.
Personalização dos produtos e serviços
Por fim, a última tendência que podemos identificar no mercado de seguros no Brasil após a pandemia é a grande expectativa de os consumidores em ter produtos e serviços personalizados.
Desse modo, as seguradoras precisam se atentar ao perfil do seu cliente na hora de propor novas soluções e ter um processo de atendimento diferenciado para atrair e fidelizar mais consumidores.
Nota final
Diante da leitura deste artigo, foi possível perceber a importância de acompanhar as mudanças no mercado para se adequar às novas tendências e exigências dos consumidores.