logo-flanci

Quando a nova lei de licitações entrou em vigor? Prepare-se para as mudanças!

A nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) entrou em vigor, revogando as leis anteriores que regiam as compras públicas no Brasil. Mas você sabe quando a nova lei de licitação entra em vigor?

Essa mudança representa um marco histórico para a administração pública, trazendo diversas inovações que visam, segundo o governo vigente, modernizar, agilizar e tornar mais transparentes os processos de licitação. Vamos saber mais detalhes sobre esta novidade jurídica no decorrer do texto.

Para que serve a lei de licitações?

Antes de começarmos a falar sobre a nova lei de licitações, é bastante importante entender que tal lei estabelece as regras e princípios que devem ser seguidos pelos órgãos públicos na compra de bens, serviços e obras. Dessa maneira, o objetivo principal é garantir a eficiência, economicidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e igualdade entre os licitantes.

Quando a nova lei de licitações entrou em vigor?

Em vigor desde 1º de janeiro de 2024, a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) representa um marco na modernização das compras públicas no Brasil. Para garantir uma transição gradual e eficaz, ano passado, a Medida Provisória 1.167/2023 prorrogou até 30 de dezembro de 2023 a validade das leis anteriores.

Por que teremos uma nova lei de licitações?

A decisão do governo tem como intuito modernizar e tornar mais eficiente a gestão das compras públicas no Brasil. Isto posto, entre os principais objetivos da nova lei estão:

  • reduzir a burocracia e agilizar os processos de licitação;
  • aumentar a transparência e o controle social sobre as compras públicas;
  • promover a economicidade e o uso eficiente dos recursos públicos;
  • incentivar a participação das empresas nas licitações;
  • combater a corrupção e os atos de improbidade administrativa.

Conheça as principais mudanças trazidas pela nova lei de licitações

A nova lei unifica e simplifica a legislação, tornando o processo mais eficiente, transparente e econômico. Agora, as principais mudanças incluem:

  • Revogação das Leis nº 8.666/1993, nº 10.520/2002 e dispositivos da Lei nº 12.462/2011.
  • Novas modalidades de licitação: diálogo competitivo e leilão.
  • Pregão aplicável em todas as esferas da Administração Pública, ou seja, o pregão, que antes era utilizado apenas pelos órgãos federais, passa a ser aplicável em todas as esferas da administração pública (federal, estadual e municipal).
  • Criação do Sistema de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), que unifica as compras públicas de todos os órgãos e entidades do Executivo Federal.
  • Criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o qual centraliza todas as informações sobre as compras públicas realizadas no Brasil.

Como se preparar para as mudanças da nova lei de licitações?

Os órgãos públicos e as empresas que participam de licitações devem se preparar para as mudanças que a Nova Lei de Licitação trouxe. Para isso, é importante:

  • ler e entender a nova lei: familiarize-se com as novas regras e procedimentos diretamente pelo documento oficial.
  • participar de capacitações: diversas entidades estão oferecendo capacitações sobre a nova lei de licitações. É importante participar dessas capacitações para se manter atualizado sobre as mudanças.
  • atualizar os sistemas e processos: os órgãos públicos e as empresas devem atualizar seus sistemas e processos para se adequarem às novas regras da lei.

Seguro Garantia em Licitações: sua tranquilidade em primeiro lugar

Tal seguro trata-se de uma garantia que você dá para participar de licitações. Diante disso, se você ganhar e não cumprir o contrato, o seguro paga a multa para a administração pública.

Além disso, existem diferentes tipos de seguros garantia em licitações, tais como concorrência, execução e judicial. Você pode saber mais detalhes em nosso Guia completo de 2024 sobre como funciona o Seguro Garantia em licitações.

A Flanci Corretora de Seguros está pronta para te ajudar!

Como vimos, a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) entrou em vigor em 1º de janeiro de 2024, modernizando as compras públicas no Brasil. Ações desse tipo são comuns no meio jurídico; então, mediante a isso, a Flanci Corretora de Seguros, especializada em seguros para empresas e órgãos públicos, está pronta para continuar fornecendo conhecimento, por meio de artigos informativos sobre este e outros temas relevantes para o setor. Esteja entre o grupo de pessoas que recebem em primeira mão as últimas notícias e textos.

Compartilhe:

Mais posts

Solicite uma cotação

Rolar para cima

Solicitar Cotação