logo-flanci

Os cuidados necessário com o ar-condicionado do seu carro

Com a instabilidade do clima nos últimos anos, a gente acaba não utilizando o ar-condicionado só em tempos frios, né? Com isso, o sistema tem esforço com frequência, tanto para gelar no calor quanto para esquentar no frio. No caso do ar-condicionado nos carros, o ar frio, inclusive, ajuda a evitar o embaçamento dos vidros e tira a umidade do interior da cabine.

Ar condicionado do carro
Ar condicionado do carro

Já que o sistema é utilizado o ano inteiro, vem saber como cuidá-lo para que ele funcione sempre bem!

Mau cheiro
Se ao ligar o ar-condicionado você sentir um odor ruim, deixe o sistema funcionando na velocidade máxima, de 5 a 10 minutos. Ao fazer isso a cada 15 dias, você evita que os dutos fiquem com cheiro.

Uma ótima dica é também apostar na compra de um spray bactericida específico para ventilação do carro. O produto pode ser encontrado nos postos de gasolina, lojas especializadas e até em supermercados.

Folhas na entrada do ar
Caso seu carro fique estacionado por muito tempo debaixo de árvores, é bom se atentar. As folhas que caem podem entupir a entrada de ar da cabine e atrapalhar o funcionamento do ar-condicionado. Se você vir que isso está acontecendo, basta tirar ou levar a uma limpeza no lava-rápido.

Filtro
O filtro garante a qualidade do ar. O prazo para trocá-lo está no manual do carro, mas costuma ser por volta dos 20.000 km. Agora, se você é fumante ou dirige muito com a janela aberta, é legal trocar com mais frequência.

Compressor
Apontado como o coração do ar condicionado, o compressor merece atenção especial na revisão. Como a potência do ar vem do motor do carro, usar um compressor desgastado aumenta em até 10% o consumo de combustível.

Vazamento de gás
Se você sentir que o gás refrigerante não está mais resfriando o suficiente, pode ser sinal de vazamento em uma das mangueiras. Nesse caso, é bom fazer a recarga em uma oficina de confiança. Se não tiver nenhum vazamento, pode ficar numa boa: o gás do ar condicionado dura pra sempre e não precisa ser trocado, ok?

Cuidados com o carro
O que é melhor para cuidar do seu carro do que um Seguro Auto? Aqui, na Flanci, fazemos cotações nas melhores seguradoras para garantir que você conte com todas as assistências e os serviços que precisa. Entre em contato e faça já uma cotação: 4003-3156

Compartilhe:

Mais posts

Solicite uma cotação

Rolar para cima

Solicitar Cotação