Você sabia que tem como sua empresa participar de uma licitação pública?
Muitos empresários têm o desejo de inserir suas empresas em processos de licitação pública. Porém, devido a falta de informações, acabam ficando de fora.
Existe sim a possibilidade de que sua empresa participe de uma licitação, mas, é preciso seguir o que está regulamentado pelo edital, além de se atentar à documentação exigida.
Venha conosco e conheça o processo de licitação pública e entenda como sua empresa pode participar. Veremos ainda os documentos essenciais em licitações públicas. Nos acompanhe!
- O que são licitações públicas?
- Como funciona uma licitação pública?
- Como minha empresa pode participar de licitação?
- Conheça as modalidades de licitação no Brasil
O que são licitações públicas?
Um termo muito conhecido no meio jurídico. Quando ouvimos pela primeira vez, pensamos ser algo extremamente complicado.
A licitação é um processo para a Contratação Pública poder fazer qualquer tipo de obra e/ou serviço.
Processo de compra e venda, alienação de bens, contratação de serviços, contratação de obras, todos acontecem por meio da licitação.
É o caminho específico que os órgãos e agentes públicos possuem para fazer negociações (comprar e vender).
Assim, é elaborado um contrato, delimitando a relação entre a Administração Pública e a empresa com quem está negociando.
Basicamente, a licitação pública é importante para:
- Permitir que haja igualdade de condições. Desse modo, qualquer empresa pode contratar juntamente à Administração Pública;
- Escolher a proposta que trouxer mais benefícios à Administração Pública. Portanto, ao Estado brasileiro;
- Garantir o pleno desenvolvimento do país de forma saudável.
Como funciona uma licitação pública?
O processo de licitação pode ser resumido em alguns simples passos:
- O edital é publicado: no edital publicado pela Administração Pública são especificadas as condições, os prazos, o objeto da licitação, dentre outros;
- As propostas são elaboradas: é nessa segunda etapa que sua empresa pode preparar a proposta e reunir todos os documentos necessários;
- Habilitação e sessão de abertura: a Administração recebe todas as propostas. Juntamente a isso, a documentação da empresa será avaliada, determinando assim se pode ser habilitado;
- Classificação com a avaliação de cada uma das propostas: aqui, é a etapa que as propostas começam a ser avaliadas para serem julgadas;
- Homologação e contratação: o vencedor é chamado para firmar o contrato.
Como minha empresa pode participar de licitação?
Participando de uma licitação, sua empresa tem a possibilidade de realizar vendas bastante expressivas.
Além disso, independente do local que sua empresa está ou do grau de publicidade que possui, poderá participar desses processos.
É importante destacar ainda que a licitação é um processo muito seguro. Isso porque você está negociando com o Estado e todo o aparato legal imaginável.
Primeiramente, antes de vermos como participar de uma licitação, é preciso ter em mente que sua empresa precisa ser regularizada.
Em segundo lugar, entram em cena os documentos que irá precisar. São eles:
- Documento que comprove a regularidade trabalhista, fiscal e social da sua empresa;
- Habilitação jurídica;
- Documento que comprove a qualificação econômica;
- Documento que comprove a qualificação técnica.
O edital pode acrescentar outros documentos. Nesse caso, será responsabilidade sua tê-los em mãos.
Com os documentos reunidos, o próximo passo é se cadastrar. Existem sites, como o Portal de Compras Públicas, voltados para licitações.
Depois do cadastramento, basta ficar de olho e aguardar os editais serem lançados.
Conheça as modalidades de licitação no Brasil
A Lei 8 666/93 nos traz 5 modalidades de licitação. São elas:
- Concorrência: é contratado quem oferece o maior valor;
- Concurso: visa incentivar a ciência, a arte e a tecnologia;
- Pregão: é contratado quem oferece o menor valor;
- Convite: não tem edital, mas sim uma carta-convite. Os interessados recebem um convite para participar do processo;
- Tomada de preço: os participantes terão que ser previamente habilitados. Ainda, precisam ter toda a documentação;
- Leilão: voltada para vender bens imóveis da Administração Pública. São bens que, por penhora, apreensão ou decisão judicial, serão vendidos;
- Diálogo competitivo: se volta para problemas que não são tão comuns. Nele, os licitantes podem dialogar e procurar o melhor caminho.