Organize suas metas profissionais e pessoais - Flanci

Organize suas metas profissionais e pessoais
Se você não tem o hábito de traçar metas, então está na hora de mudar isso. A definição de metas é a chave para que você consiga ter disciplina e, assim, alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
O planejamento com foco em objetivos tem grande influência em termos de produtividade e desenvolvimento pessoal e profissional.
Já que a mente humana trabalha em busca de prazer e satisfação, realizar tarefas chatas e complexas podem ser deixadas para depois ou, até mesmo, não serem realizadas. Agir com esse tipo de comportamento pode comprometer seriamente o desempenho de suas responsabilidades e, por isso, é crucial que suas metas sejam programadas.
Logo abaixo, veja algumas orientações essenciais para que você possa alcançar suas metas profissionais e pessoais driblando quaisquer dificuldades!


Dica 1 – Defina objetivos possíveis

Determine os objetivos a serem alcançados. Leve em consideração a real possibilidade de realização no período que você estabeleceu. Isso não significa que você não deva se desafiar, mas mantenha os pés no chão para diferenciar desafio de irrealidade.
Seus objetivos vão ser os grandes motivadores da sua jornada. Assim, quanto mais próximos de se realizarem, mais ânimo eles trarão para você. Mas se você traçar uma meta fora da realidade, o não atingimento dessa meta causará frustração e ela estará sempre ligada a sentimentos negativos, dificultando sua realização.
Por isso, se você tiver algum objetivo muito ousado, como migrar para uma área de trabalho totalmente nova ou se mudar de cidade para procurar um novo emprego, divida esse objetivo em metas menores e sinta a satisfação de cumprir cada passo até alcançar o objetivo final.


Dica 2 – Trace planos detalhados

A partir do momento que você define seus objetivos, é preciso traçar um plano de ação. Muitas metas não saem do papel pelo fato das pessoas não sabem por onde começar. Então, ao definir suas metas, escreva pelo menos três ações que possibilitarão suas realizações.
Por exemplo, se você tem como meta viajar de férias, seus passos, consecutivamente, devem ser:

  • Analisar o orçamento e definir o valor máximo que pode ser destinado mensalmente para esse objetivo;
  • Decidir o destino baseado no passo anterior;
  • Começar a guardar o dinheiro;
  • Comparar se compensa mais ir por empresas de viagem ou viajar por conta própria, ficando de olho nas promoções e ofertas.

Vale dizer que dentro de cada passo desses ainda existem inúmeros subpassos, mas já dá para ter uma ideia do que deve ser feito para realizar seu desejo, não é?


Dica 3 – Estipule datas para a realização de cada etapa

Com seus objetivos definidos e com sua estratégia para alcançá-los bem planejada e bem dividida em ações, agora você deve estipular prazos para o cumprimento de cada etapa.
Trabalhar com prazos ajuda a manter um cronograma plausível e te impede de procrastinar indefinidamente as tarefas que devem ser realizadas para concretizar o objetivo final.
Os prazos serão uma estimativa, mas busque cumpri-los com o máximo de precisão possível.

 

Dica 4 – Busque aliar metas profissionais e pessoais
Imagine sua vida profissional e pessoal como dois lados da mesma moeda. Se sua vida pessoal já está planejada no longo prazo, a parte profissional precisa do mesmo delineamento..
Dedique um tempo para pensar nas suas futuras escolhas pessoais e profissionais. Veja se seu emprego hoje te oferece oportunidades para realizar seus sonhos na área pessoal e vice-versa. Caso veja que o caminho que está hoje não será compatível no longo prazo com seus outros anseios, busque alternativas que possam conciliar seu lado pessoal e profissional.

 

Por fim, vale essa dica extra: um bom exercício para se manter motivado a alcançar um objetivo é criar imagens claras de como será quando você finalmente atingir aquilo que tanto deseja. Quem definirá se você será bem-sucedido em seus objetivos, ou não, é a junção do seu esforço com sua força de vontade.

Related Posts

Comments are closed.