garantias-contratuais

Conheça todos os tipos de seguro garantia

É importante que você conheça o seguro garantia, que é uma modalidade de seguro muito usada pelas empresas que prestam serviços e fazem construção, garantindo assim que o contrato vai ser preciso e atendido em conformidade com o objetivo.

Esse seguro é uma forma de garantir que todas as obrigações referentes ao tomador da apólice vão ser cumpridas frente ao segurado, tudo isso nos termos que foram acordados entre as partes.

Como há muitos tipos de seguro garantia, então é essencial conhecer pelo menos aqueles principais e para o que cada um destina-se.

 

Tipos de seguro garantia: Conheça os principais

 

1. Garantia judicial
2. Garantia para licitações e concessões
3. Garantia do executante
4. Garantia de retenção de pagamentos
5. Garantia no adiantamento de pagamentos
6. Garantia de perfeito funcionamento
7. Garantia imobiliário

 

As empresas que prestam serviços ou ainda que fornecem bens devem fazer a contratação de seguro garantia com frequência.

Afinal, essa costuma ser uma ferramenta bastante requisitada dentro do processo de licitação, seja ele privado ou público.

Mas como existem muitos tipos de seguro garantia, nada melhor do que conhecer os principais e as características de cada um.

Vamos lá!

 

Para a execução de contratos

 

Esse é um tipo de seguro garantia que tem como objetivo a proteção contra possíveis inadimplências decorrentes dos executantes.

O modelo de seguro poderá ser aplicado a qualquer contrato, não importa o tipo, permitindo que o segurado possa ser indenizado com o valor da apólice ou ainda que aquele executante inadimplente possa ser substituído.

A substituição, no caso de ela vir a ser realizada, irá cobrir todas as eventuais diferenças que aconteçam no preço, sendo possível incluir adendos como ações trabalhistas, ações previdenciárias e multas contratuais.

 

Para licitação

 

O seguro para licitação é bastante usado com o objetivo de garantir que os serviços ou as compras realizadas para a administração pública realmente vão ser entregues.

Esse seguro, portanto, garante que todas as normas do contrato que uma empresa venceu na licitação irão ser cumpridas.

O seguro é importante porque, no caso das ocorrências públicas eventuais, ele ajuda a cobrir riscos contra uma possível recusa de quem venceu a licitação.

Portanto, caso o vencedor não venha a assinar o contrato que venceu, o seguro vai proteger então o licitante de quaisquer custos decorrentes da anulação dos outros concorrentes.

 

Retenção de pagamentos

 

O terceiro tipo de seguro garantia é o seguro para retenção de pagamentos, que é mais usado nos contratos de construção.

Isso porque nesse tipo de contrato é muito comum que o contratante venha a reter um percentual do valor a ser pago na parcela com o objetivo de garantir que o acordo seja cumprido.

Para que não seja necessário que esse valor específico seja retido, o contratado vai poder fazer a substituição dele pela apólice desse tipo de seguro garantia.

Portanto, ele é usado para substituir qualquer possível retenção sobre o valor da fatura de pagamento dos contratantes.

A margem de negociação e as eventuais correções de valores também podem ser feitas com a contratação deste seguro garantia.

 

Adiantamento dos pagamentos

 

O adiantamento dos pagamentos é algo necessário em contratos específicos, mas há alguns riscos que estão envolvidos neles.

Isso porque as empresas necessitam estar garantindo que todo o valor que está sendo disponibilizado vai ser aplicado de forma integral ao contrato.

O risco é quando esse recurso que não é adiantado passa a não ser usado corretamente, levando o contratante a ter que contar com uma possível proteção a esse valor antecipado.

Todos os adiantamentos relacionados ao pagamento liberado pelo próprio contratante são cobertos e garantidos por esse seguro.

 

Para evitar problemas futuros em termos de licitação é muito importante conhecer todos os principais tipos de seguro garantia.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais a respeito dos tipos mais importantes desses seguros e as características de cada um deles.

 

A Flanci Corretora de Seguro é especialista em seguros e tem mais de 24 anos de mercado. Fale com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Rolar para cima