Organizar suas finanças pessoais é um desafio? Veja as dicas para não se endividar com cartão de crédito - Flanci

Organizar suas finanças pessoais é um desafio? Veja as dicas para não se endividar com cartão de crédito

O uso do cartão de crédito costuma gerar sérios problemas para a maioria dos brasileiros, ocasionando muitas dúvidas e levando os consumidores a endividar-se.

Mais de 50 milhões de brasileiros, anualmente, faz uso do cartão de crédito como uma forma de realizar pagamentos.

O problema é que apesar de ser algo mais conveniente, ele resulta em dívidas altas por conta, principalmente, das taxas de juros altíssimas e da anuidade.

Pensando nisso, nesse artigo você vai entender exatamente o que é preciso fazer para organizar as suas finanças pessoais e não se endividar com o uso do cartão.

Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto.

Sempre faça um bom planejamento financeiro

Utilizar o cartão de crédito é algo que deve ser feito sem com bastante planejamento, pois quando menos se espera, as taxas de juros elevadas podem colocar você em problemas.

Dessa forma, a dica principal é montar um bom planejamento financeiro, identificando assim a situação atual do seu orçamento.

No caso de já estar sofrendo com dívidas, o uso do cartão de crédito não é uma boa ideia, então tome mais cuidado ainda para evitar que uma outra dívida surja e impacte o seu orçamento.

Se você fizer um bom planejamento, então vai poder fazer uma avaliação maior e com mais segurança para que seu orçamento não seja comprometido mensalmente.

Tenha uma lista de compras quando for ao mercado

Quando você vai fazer compras, ter uma lista é sempre essencial, já que não é incomum que as pessoas realizem compras por impulso, principalmente com o uso do cartão de crédito.

Você deve pensar bem e selecionar todos aqueles itens que pretende comprar em seu cartão, planejando de antemão o impacto que eles vão ter em seu orçamento.

Colocando tudo na ponta do lápis, fica bem mais fácil estar selecionando aquilo que você vai adquirir em seu cartão de uma maneira bem mais inteligente.

Planeje-se para não comprar por impulso

Além de planejar-se para quando for às compras, você deve também fazer um bom planejamento para não comprar por impulso usando o seu cartão em qualquer lugar.

Não ter o cartão em mãos pode, por exemplo, evitar que você passe em um local com queima de estoque e compre um produto, que não é necessário, somente por conta do preço ou porque o parcelamento é atrativo.

Você vai estar usando recursos que poderiam muito bem ser utilizados para outras finalidades realmente necessárias e estará comprometendo o seu orçamento.

Avalie bem todas as condições antes de fazer a compra no cartão

As pessoas costumam acusar o cartão de crédito de ser um vilão em suas vidas e para seus orçamentos, entretanto, nem sempre isso é realidade.

Se você realmente estiver atento a todas as condições antes de realizar uma compra, o seu cartão de crédito, na verdade, vai poder ser um aliado.

É o caso das compras com um valor que é mais elevado, pois permitirá a você fazer esse investimento e pagar aos poucos por ele, evitando comprometer todo o dinheiro na sua conta de uma só vez.

Evite ter mais de um cartão de crédito

Um enorme problema que você poderá enfrentar e que levará ao endividamento com o uso do cartão de crédito é ter mais de um em sua carteira.

Se a administração correta de um cartão já é algo complicado, imagine ter mais de um e ter que administrá-los para evitar endividamentos.

Um erro que muitas pessoas cometem é ter muitos cartões com limites pequenos, criando uma sensação de que o impacto no orçamento não é algo que vai afetar muito a vida.

Quando chega a hora de pagar, entretanto, a dívida está enorme e vai ser difícil manejá-la e pagá-la.

A dica sempre é manter um único cartão principalmente, que não tenha anuidade ou com um valor menor, além de uma taxa de juros pequena.

Conclusão

Como você viu, ter um cartão de crédito, ao contrário do que muitos pensam, não é algo negativo, desde que seja feito um bom planejamento financeiro.

Neste texto, você pôde ver algumas das melhores dicas para não acabar endividando-se com cartão e controlando melhor as suas finanças.

Gostou do artigo de hoje sobre como organizar as suas finanças pessoais e não endividar-se com um cartão de crédito?

Leave a reply