Seguro Fiança Locatícia: entenda como funciona

Seguro Fiança Locatícia: entenda como funciona

Ano novo, vida nova, casa nova… opa, peraí. A casa nova tá difícil de ser alugada porque você precisa de um fiador e não tem?? Se esse é o seu empecilho, temos uma ótima notícia para você.

A melhor alternativa quando se trata de garantia locatícia ou caução na hora de alugar um imóvel é o Seguro Fiança Locatícia.

Para comprovar essa informação, uma pesquisa divulgada pelo Secovi-SP apontou que este seguro já foi utilizado em cerca de 20% dos contratos de imóveis no estado de São Paulo.

Também chamado de Seguro Aluguel, o Seguro Fiança Locatícia garante ao proprietário do imóvel, em caso de inadimplência, o pagamento de todas as responsabilidades assumidas na hora da locação.

Valendo para locação de imóveis construídos exclusivamente em regiões urbanas, este tipo de seguro pode ser utilizado para alugar consultórios, escritórios e residências, por exemplo.

Como funciona o seguro fiança locatícia?

Se for necessário acionar o seguro por atraso de pagamento de aluguel, a seguradora paga ao proprietário os valores em aberto, ao mesmo tempo em que vai buscar com o inquilino inadimplente o reembolso total do que foi gasto.

Precisa comprovar renda para contratar o fiança locatícia?

Geralmente, é necessário comprovar renda mensal equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel. Entretanto, é bastante comum as seguradoras aceitarem que até três pessoas, que venham ou não morar no imóvel, componham a renda.

Quais são as vantagens para o inquilino?

– Proporciona agilidade na aprovação do contrato;
– Evita o desembolso imediato da caução;
– Ganha descontos progressivos nas renovações do seguro;
– Algumas seguradoras oferecem coberturas extras, como descontos em transportadoras para mudança e serviços de assistência 24h;
– Mais rapidez no recebimento do aluguel do imóvel garantido pelo seguro, no caso de atraso ou inadimplência do inquilino, em precisar esperar a conclusão de eventuais processos judiciais;
– Possibilidade de assistência jurídica da seguradora;
– Coberturas adicionais de danos físicos ao imóvel, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel, entre outras.

E quanto custa o seguro fiança locatícia?

Estes são os fatores que influenciam o preço do seguro fiança locatícia: o resultado da análise de crédito e cadastro da seguradora, e também o proprietário e/ou a imobiliária exigirem a inclusão de certas coberturas.

Se considerarmos apenas a cobertura básica, o custo anual do seguro fica entre 1 a 2 vezes o valor do aluguel.

Quer conhecer mais sobre o seguro fiança locatícia?

Entre em contato com nossos especialistas em seguros! Nossa equipe está pronta para responder todas as suas dúvidas e apresentar a cotação que mais se encaixa ao seu perfil.

Ligue agora mesmo: 4003-3156!

Related Posts

Comments are closed.