Dicas Flanci: saiba como economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado

Dicas Flanci: saiba como economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado

Dias quentes + ar-condicionado = conta de luz cara. Se você sofre com essa equação no verão, saiba que é possível mudar o impacto disso no seu bolso sem abrir mão do aparelho.

Colocar a temperatura nos 17ºC, por exemplo, não é a escolha mais interessante porque consome bem mais energia, forçando o equipamento a trabalhar muito para resfriar o ambiente. Em vez disso, opte por ajustar para 23ºC. Assim, a diferença de temperatura do ambiente externo e interno não será tão drástica. Esse pequeno ajuste pode gerar uma economia de energia de até 50%

A Flanci oferece coberturas, benefícios e serviços 24h diversos para cuidar da sua residência. Entre em contato conosco para saber sobre nossos planos de Seguro Residencial: 4003-3156

Outra dica importante é: se você for se ausentar por pouco tempo do ambiente, não desligue o ar-condicionado. Quando você voltar, o aparelho vai gastar mais energia para resfriar o ambiente novamente. Caso a saída do cômodo seja por um período maior, aí sim é aconselhado desligá-lo.

Veja outras dicas para economizar:

Ar-condicionado à noite

Quando for dormir, programe a função Sleep do seu ar-condicionado. Ela controla automaticamente a temperatura de acordo com o ritmo do corpo. Reduzindo, assim, o gasto de energia e garantindo conforto térmico.

Instalação

É importante seguir o manual de instalação do fabricante de maneira correta. Uma má instalação pode gerar um aumento de consumo de 20% de energia, além de reduzir a vida útil do equipamento. Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar.

Na hora de comprar

Para quem ainda não comprou o aparelho, mas está determinado a fazer isso, escolha aqueles produtos que apresentam o melhor índice de eficiência energética. Os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia são os ideais. Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer.

Aproveite a luz natural

Como as lâmpadas convencionais emitem calor, esse fator eleva a temperatura da casa, fazendo com que você diminua a temperatura do ar-condicionado e gere mais gastos.

Então, nada melhor do que você desligar as luzes quando estiver com o aparelho ligado, aproveitando a luz natural. Caso não seja possível, substitua as lâmpadas da sua casa pelas de LED, que praticamente não emitem calor, economizam muito mais energia e duram muito mais que as fluorescentes.

Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de janela

Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho.

Cuidados

Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais.

 

Related Posts

Comments are closed.