Dicas Flanci: seu pet tranquilo com fogos de artifício

Dicas Flanci: seu pet tranquilo com fogos de artifício
As festas de fim de ano trazem muitas coisas boas com elas, incluindo um clima de otimismo e muita energia positiva para a chegada do novo ano. Hoje, a beleza da queima de fogos é um dos principais ritos de passagem de um ano para outro, mas tanta beleza não agrada em nada os nossos companheiros de focinho gelado.

A alteração no comportamento é muito comum nos animais que possuem a audição aguçada e sensível, como é o caso dos cães e gatos. Para que você consiga aproveitar as festas sem precisar se preocupar em como seu peludo está se sentindo, listamos algumas dicas para deixar seu pet tranquilo quando a queima de fogos começar. Veja!

Crie um local confortável

Quando estão ansiosos, os pets gostam de sentir segurança e ter um local confortável preparado ajudará muito a diminuir o seu medo. Escolha um cômodo que possa ficar fechado, isolado na casa e com pouca interferência do barulho de ambientes externos. Deixe que o animal procure um local da casa em que se sinta protegido. Para quem tem gatos, uma boa dica é deixar armários com as portas abertas para que eles encontrem espaços tranquilos onde se esconder. Cães também costumam ficar embaixo de camas. Deixe-os escondidos e não tente tirá-los do local escolhido.

 

Distraia com brinquedos educativos

Use brinquedos que façam com que o seu pet fique engajado na brincadeira.

Plano de Saúde Pet com melhor cobertura para seu Cachorro ou Gato. Entre em contato com a Flanci e conheça as condições: 4003-3156.

Feche as janelas e aumente o volume da TV ou do Rádio

Feche todas as janelas e cortinas para abafar o som dos fogos de artifício e aumente o som da TV ou do Rádio para tirar o foco do barulho.

Evite deixar seu cão ou gato sozinho

Tente não sair de casa com o seu pet sabendo que terão fogos de artifício. Se possível, fique com ele em um local confortável. Em casas, eles tendem a fugir para buscar seus donos. Em apartamentos, há o risco de queda da varanda também em tentativas de fuga do animal. Animais que ficam em quintais devem, se possível, ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. Eles podem se ferir no momento de medo.

Se for sair, não esqueça da identificação

Se você for sair com seu pet em ocasiões de muitos fogos de artifício, não esqueça das coleiras com identificação!

Evite passar a sua tensão para o animal

Há donos que os colocam no colo e ficam nervosos com a possibilidade do estresse do cão e do gato. Isso só intensifica o medo do animal.

 

Em entrevista ao portal G1, a veterinária Luma Beloti, de Sorobaca (SP), também indicou: “Para reduzir o barulho o indicado é colocar algodão nos ouvidos, trancá-los em um lugar seguro com as luzes acesas e quando possível com um som que acalme. Não devemos prender os animais com correntes, isso causa mais irritação”.

Por fim, esperamos que você e seu pet tenham uma virada de ano tranquila e que 2018 seja recebido com muita felicidade! 🙂

 

Fonte: Pet Anjo | G1

Leave a reply