Dicas para ter uma boa organização financeira

Dicas para ter uma boa organização financeira

Segundo uma pesquisa elaborada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 59% dos brasileiros compram por impulso. Com isso, para a maioria, o orçamento fica apertado, as contas não param de crescer e só no fim do mês que é percebido que o controle dos gastos foi perdido.

Você também tem esses mau hábito, de não se organizar financeiramente? Se sim, não se preocupe: abaixo, listamos 10 dicas para você mudar esse cenário, controlar seus gastos e ver seu dinheiro durar por muito mais!

 

1) Tenha disciplina
Na hora de comprar, anote quanto e onde gastou. É assim que se começa a criar uma disciplina para controlar os gastos. Mantenha o hábito de ficar de olho no que está gastando, nem que seja anotando em um pedaço de papel. Nós já listamos aqui diversas planilhas gratuitas para facilitar seu controle financeiro.

2) Compra consciente
Ao ir ao supermercado, faça a compra consciente: leve uma listinha, seja para compras do mês ou compras semanais. Depois de pensar no que realmente é essencial, não esqueça de conferir a validade, pois tem produtos que podem vencer muito antes do tempo de consumem uma compra do mês é muito mais fácil deixar o produto vencer.

3) Tenha metas
Fique atento para o tempo de utilidade daquilo que você quer comprar, analise bem o que realmente precisa. Um smartphone e uma TV de última geração, por exemplo, terão uma nova versão daqui a um ano, portanto, procure por opções intermediárias, avalie melhor. Tenha em mente qual é o custo-benefício da sua compra.

4) Nada de pânico
Ao assumir uma dívida, fique atento para se livrar dela o mais rápido possível. Evite entrar no cheque especial e acumular juros do cartão de crédito. Priorize as dívidas que você precisa pagar o quanto antes, peça ajuda ao seu banco para tentar refinancia-las, se for necessário.

5) Evite ciladas
Cartão de crédito pode parecer uma boa opção na hora de parcelar uma compra. Entretanto, seja cuidadoso com os juros que podem surgir. Aqui, a dica é para você sempre tentar concentrar o pagamento em uma data que caia próxima ao dia que você recebe o salário. Para quem não tem essa disciplina, o melhor é usar o débito ou cartão pré pago. Sempre parcele o que você pode pagar.

6) Estilo de vida
Se no momento você está sem trabalhar, diminua seus gastos até se recolocar no mercado. Cuide da sua saúde, alimentação, educação e procure fazer escolhas mais baratas. E Mesmo depois que conseguir um emprego, mantenha o costume de poupar dinheiro e priorizar o que realmente é necessário.

7) Aposte na Previdência Privada
Invista em um formato que rende mais que a Poupança, garantindo para você uma renda futura ou complementar a sua aposentadoria. Você pode também usar o dinheiro investido para realizar um projeto, como comprar uma casa, viajar e pagar uma faculdade. Também é possível fazer uma previdência para uma criança, como um filho, neto ou sobrinho. Entre em contato com nossa equipe para fazer uma cotação: 4003-3156.

8) Planeje-se para grandes compras
Se o desejo é comprar um carro ou uma casa, realizar uma festa ou uma viagem internacional, pesquise muito. Pense se um dia precisar vender o que você comprou. Por exemplo, um carro novo perde cerca de 8% do valor original, será que não vale mais a pena comprar um semi novo? E na hora de procurar uma viagem, seria possível viajar fora da alta temporada?

9) Aplicativos
A tecnologia veio para ajudar. Por isso, existem inúmeros aplicativos que podem te auxiliar na organização das suas finanças, tanto para poupar, quanto para planejar e definir metas. Você escolhe qual se encaixa nas suas necessidades, deixando a sua gestão muito mais prática. Mobbils e Otto – Assistente Financeiro são algumas de nossas recomendações.

10) Converse sobre dinheiro
Pode parecer simples, mas o hábito de conversar e ler sobre o assunto é excelente. Ainda segundo um estudo realizado pela SPC Brasil e pela CNDL, apenas 44% das famílias brasileiras conversam sobre dinheiro.

 

E aí, curtiu? Pronto para ver seu dinheiro durar melhor com nossas dicas? 🙂

Related Posts

Comments are closed.