Dicas Flanci: como melhorar seu treino no verão

Dicas Flanci: como melhorar seu treino no verão
♪ Vem chegando o verão… ♪ 

A estação mais quente começa hoje, 21/12, que também é Dia do Atleta. Se uma de suas metas para 2018 é ser uma pessoa mais ativa, aproveite hoje mesmo para conferir logo abaixo algumas dicas de como melhorar seu treino durante o verão, potencializando seus exercícios e te ajudando também a queimar as gordurinhas indesejadas um pouco mais rápido.

 

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Respeite seu condicionamento físico

Se você abandonou os treinos no inverno, não adianta tentar recuperar o tempo perdido correndo sob o sol escaldante. Quem está retornando para a atividade física após um período de sedentarismo deve começar com ciclos pequenos, que podem ser aumentados na medida em que o organismo responde positivamente. Isso significa que não deve sentir sem dores, fadiga ou falta de ar. As atividades praticadas na areia também devem ser evitadas no início, já que este topo de terreno oferece mais obstáculos ao corpo quando comparado a uma quadra ou ao asfalto, aumentando as chances de entorses.

Treinos matutinos ou noturnos

Enquanto que no inverno, é aconselhável que os treinos sejam feitos no meio do dia tanto quanto for possível, a fim de aproveitar ao máximo a luz solar do momento mais quente do dia, no verão é recomendado que você evite exatamente esse momento e mude o seu treino para de manhã cedo ou para à noite. Nessas horas, as temperaturas são mais agradáveis e a exposição à radiação solar é menor. De manhã cedo, o ar é mais fresco e torna o seu começo de dia igualmente refrescante.

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O HIIT é uma modalidade de treino de alta intensidade e curta duração, com o objetivo de acelerar o emagrecimento e queima de gordura.

Alimente-se antes e depois do treino

Você sente menos fome no calor? Nem pense em treinar de estômago vazio. Antes da atividade física você deve escolher alimentos leves, como as frutas. Se você pratica exercícios à noite, uma salada com proteína magra grelhada é a melhor opção após o treino.

Hidrate-se

Uma ingestão adequada de água é necessária para garantir que os minerais perdidos na transpiração sejam repostos, pois são necessários para o funcionamento correto dos músculos. Com uma deficiência de minerais, a cãibra é apenas uma opção de sintoma que pode ocorrer. Porque o risco de desidratação e cãibras durante e depois do treino é especialmente alto, é aconselhável aumentar a ingestão de líquidos antes do treino. E já que não é agradável treinar com o estômago cheio de água, nós aconselhamos dois copos, aproximadamente 30 minutos antes do treino.

Utilize roupas adequadas

Especialmente no verão, utilizar roupas funcionais pode ser muito útil durante os exercícios. Nós recomendamos materiais que dissipam o suor e que mantém o corpo frio através de ventilação, assim como roupas justas que criem o menor atrito possível. As roupas devem cobrir a maior parte do seu corpo, a fim de evitar queimaduras solares e picadas de insetos.

Sua cabeça é particularmente sensível. Atletas devem protegê-la bem do sol. Um boné é ideal para cobrir a maior parte da cabeça e, ao mesmo tempo, a área dos olhos. Da mesma forma que as roupas, o boné deve caber bem.

Descanse

Planeje o seu dia, separe um tempo para treinar e também para DESCANSAR! O seu corpo precisa se recuperar entre os dias de treino.

Ao ar livre

Use Repelentes

Todos que já lidaram com mosquitos, vespas e moscas durante os treinos sabem o quanto eles podem te distrair e te irritar. O verão é a alta estação dos insetos. Por isso é aconselhável aplicar um repelente antes de treinar e – se necessário – aplicar também no seu mat e nas suas roupas para que você possa se focar somente na sua performance

 

Use filtro solar

No verão, nossa pele é extremamente exposta à radiacão ultravioleta durante o dia, também na sombra. Ainda que a aplicação correta de filtro solar no verão seja uma recomendação geral, nós gostaríamos de dar um destaque especial à ela. Os riscos de queimaduras solares são conhecidos por todos e a sua prevenção deve ser levada a sério.

Na academia

Preste atenção na execução e aumente a carga

Sempre dentro do seu limite, procure treinar com cargas maiores do que você está acostumado. Isso vai favorecer o ganho de massa muscular e, consequentemente, fará com que você queime mais calorias! Além disso, fique atento a execução correta dos exercícios e comece a variar o intervalo (tempo que você leva para levantar e abaixar o peso) deles para gerar novos estímulos.

 

Faça exercícios multiarticulares

Exercícios compostos, como agachamento, supino e barra fixa, que são excelentes para aumentar a resistência muscular, desenvolver a flexibilidade e a capacidade aeróbia.

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